Reinaldo

Fux toma posse como presidente do STF e defende mais harmonia entre Poderes


Luiz Fux tomou posse nesta quinta-feira (10) como presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) no lugar de Dias Toffoli, que encerrou o mandato de dois anos. Rosa Weber assume a vice-presidência do tribunal. 
Em discurso, Fux defendeu mais harmonia entre os Três Poderes e disse que o tribunal permanecerá unido para repudiar eventuais ataques à democracia. Ele ainda elencou as prioridades de seu mandato à frente do tribunal: proteção dos direitos humanos e do meio ambiente; garantia da segurança jurídica; combate à corrupção, ao crime organizado e à lavagem de dinheiro; incentivo ao acesso à justiça digital; e fortalecimento da vocação constitucional do Supremo. 
A solenidade aconteceu no plenário do Supremo de forma restrita por causa da pandemia do coronavírus. Estiveram presentes o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), o presidente do Congresso Nacional e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e ministros do Supremo, entre outras autoridades. 
-------------------------

Comentários

Questão