Reinaldo

AUTOMÓVEIS: Veículos campeões em economia de combustível

Veja
as melhores opções em custo benefício disponíveis

Investir na compra de um veículo envolve muito mais do que o valor a ser pago na concessionária na hora de retirar o carro. Para fazer uma boa escolha é importante estar atento a alguns itens que se referem a vida útil do carro como a quantidade de pneus, custo médio de manutenção preventiva, seguro do automóvel, estacionamento e claro, o volume de combústivel que o veículo necessita.

Entre essas caractéristicas, ainda é possível avaliar marcas, modelos, ano, performance de desempenho para identiicar aquele que mais tem a ver com o seu perfil e fazer um bom negócio.

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) divulga anualmente quais são os veículos mais vantajosos na categoria combustível. Para isso é realizado um teste com medição em megajoules por quilômetro e km/l para ver quanto de energia é necessário para que o carro funcione.

No Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), existem algumas notas do que se refere a eficácia, sendo A para os melhores carros e E para veículos com o pior desempenho em toda a categoria. Para os testes, já são as escolhas as opções com menor consumo de todas as categorias analisadas. A fim de ajudar a fazer uma boa escolha, separamos os dez carros com melhor performance em 2020.
Confira a seguir:


1)    Chevrolet Onix

Em primeiro lugar, abrindo a lista de eficiência em combustível nos temos o Chevrolet Onix. Neste ano, uma novidade com a marca chamou a atenção, uma vez que tanto o Onix quanto o Onix Plus tiveram excelentes notas no Programa de Etiquetagem e por isso a Chevrolet ocupa a primeira posição. O interessante é que os dois modelos mencionados se tornaram os carros flex mais econômicos do Brasil, superando os modelos hibridos. Com nota A, você encontra o Onix na versão 1.0 manual. Seu consumo energético geral é de 1,34 MJ/km. A base de gasolina, o Onix faz 14,3 km/l na cidade e 17,7 km/l na estrada. Já com etanol, o consumo é de 10,1 km/l na cidade e 12,5 km/l na estrada, se apresentando como um ótimo carro.

2. Toyota Corolla

Na segunda posição do ranking está o Toyota Corolla, outra excelente opção para quem busca
um carro moderno, mas ao mesmo tempo economico. Representando a categoria dos híbridos, ele apresenta um excelente desempenho, entretanto esse não foi capaz de superar a perfomance dos flexs. O Corolla
está disponível também em sua versão 1.8 Altis Hybrid CVT, com consumo energético de 1,38 MJ/km.
Utilizando gasolina, ele consome na estrada 14,5 km/l e 16,3 km/l na cidade. Já com etanol na cidade são 10,9 km/l gastos e 9,9 km/l a estrada.
  
3. Renault Kwid
  
Outra opção que segue se destacando no Programa de Etiquetagem, finalizando o pódio é o Renault
Kwid. A versão 1.0 life manual do Kwid
tem o consumo energético de 1,39 MJ/km. A base de etanol, o carro consome 10,3 km/l na cidade
e 10,8 km/l na estrada. Enquanto que utilizando a gasolina, são 14,9 km/l na cidade e 15,6 km/l na estrada.

4. Chevrolet Onix Hatch

No quarto lugar e também com nota A temos o Chevrolet Onix Hatch. Um destaque desse modelo é que sua versão turbo teve um consumo maior de combustível do que a aqui apresentada. Sua versão 1.0 manual tem consumo energético 1,40 MJ/km.
Utilizando gasolina são 13,9 km/l na cidade e 16,7 km/l na estrada. Já com etanol são 9,9 km/l na cidade e 11,7 km/l na estrada.

5. Fiat Mobi Drive

Na quinta colocação nós temos o Fiat Mobi Drive, também com categoria A. Sua versão mais eficiente é a com o motor firefly 1.0 manual, com 1,43 MJ/km de consumo energético. No consumo de gasolina, são 13,8 km/l na cidade e 16,4 km/l na estrada. Já com etanol são 9,7 km/l na cidade e 11,5 km/l na estrada.

6. Volkswagen Up

Em sexto lugar, temos um dos populares mais queridos do Brasil. Com o 1.0 170 motor TSI Connect Manual, ele garante desempenho e economia ao turbo. Seu consumo energético é de
1,44 MJ/km. Utilizando etanol são 9,6 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada. Com gasolina, são 14,1 km/l na cidade e 16 km/l na estrada.

7. Peugeot 208

Em sétimo lugar, temos o Peugeot 208. Em breve ele deve mudar de geração. Mas já na versão avaliada, apresenta bom desempenho com nota A. Com um motor 1.2 Active manual, tem consumo energético de 1,46 MJ/km. Utilizando etanol, são 9,6 km/l na cidade e 10,7 km/l na estrada. Já com gasolina, são 13,9 km/l na cidade e 15,5 km/l na estrada.

8. Fiat Argo

O veículo que também aparece na classificação em oitava posição é o Fiat Argo. O carro utiliza o mesmo motor do mobi e do uno, o 1.0 Drive manual com start-stop. São 1,48 MJ/km de consumo energético total. Na estrada, faz 10,8 km/l com etanol e 14,5 km/l com gasolina. Já na cidade, são 9,8 km/l com etanol e 14,2 km/l com
gasolina.

9. Ford Ka

Iniciando a categoria de nota B, nos temos o Ford KA em nona posição. No ranking do Programa de Etiquetagem, o modelo aparece como o melhor desempenho da marca Ford. Com motor 1.0 S manual e consumo total de 1,49 MJ/km, faz na cidade 9,3 km/l utilizando etanol e 13,3 km/l utilizando gasolina. Enquanto que na estrada são 10,8 km/l de etanol e 15,6 km/l de gasolina.

10. Ford Ka Sedan

E para encerrar a lista, nos temos o Ford Ka Sedan. Tem nota B e é o segundo melhor da marca Ford no programa. Com o motor de 1.0 SE manual, apresenta o consumo energético total 1,49 MJ/km. Utilizando etanol, são 9,3 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada. Enquanto com gasolina são 13,3 km/l na cidade e 15,6 km/l na estrada. 


Curtiu! Compartilhe em suas redes sociais? 


De acordo com o mais recente levantamento do Ministério da Saúde, divulgado nesta segunda-feira, 18, o número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus desde o começo da pandemia é 254.220. Destes, 13.140 foram registrados nas últimas 24 horas — o quarto maior acréscimo na série histórica.

O número de mortes teve o aumento de 674 novos registros, chegando a 16.792 pessoas vitimadas pela doença em todo o país. Trata-se do oitavo maior registro diário, de acordo com os dados fornecidos pela pasta da Saúde.

Do total, 100.459 pessoas (39,5%) já estão curadas da doença. Outras 136.969 (53,9%) passam por acompanhamento.

De acordo com monitoramento em tempo real da Universidade Johns Hopkins, o Brasil é o quarto país com maior número de infectados pela doença. No quesito mortes, o Brasil está em sexto lugar.

A boa notícia é que os primeiros testes em humanos de uma vacina para Covid-19 tiveram resultados positivos preliminares. A empresa americana de biotecnologia Moderna é a responsável pelo desenvolvimento do produto. O teste inicialmente foi feito em 45 pessoas. O resultado de oito voluntários que tomaram 3 doses da vacina foi liberado. Eles apresentaram resposta imunológica ao vírus semelhante à produção de anticorpos que ocorre no sangue de pacientes já recuperados da doença.

Comentários

Questão