Reinaldo

O Brasil segue paralisado e a merce dos caprichos de Eduardo Cunha

Pairam contra Eduardo Cunha suspeitas gravíssimas, mas como ele também é uma autoridade neste país faz literalmente o que quer, dando provas de que ele esta acima das leis, acima até mesmo da constituição que deveria ser respeitada de mamando a caducando no Brasil desde a sua promulgação.

Alguém um dia disse que erámos a republica dos bananas e ao que parece somos mesmo, o Judiciário permite os caprichos de Cunha e até o presente momento, o Procurador Geral da República também fez vistas grossas para os desmandos e manobras de Cunha.

Chega de impunidade, chega de abuso de poder, chega de fogueira da vaidades que colocam as instituições deste país em xeque e põe a nossa credibilidade abaixo de zero. Eduardo Cunha usa e abusa das suas prerrogativas de Presidente da Câmara para manipular políticos e a política brasileira. Ninguém faz nada, parece que o abuso de autoridade de Cunha é algo normal.
Fausto Pinato (PRB-SP) era o relator do caso Cunha no Conselho de Ética. Processo foi aberto para avaliar se deputado quebrou decoro parlamentar.

Após o deputado Fausto Pinato (PRB-SP) ser destituído da relatoria do processo relacionado ao presidente da Câmara, Eduardo Cuha (PMDB-RJ), no Conselho de Ética, o presidente do colegiado, José Carlos Araújo (PSD-BA), decidiu nesta quarta-feira (9) adiar a sessão para sortear três novos nomes que irão compor uma lista tríplice a partir da qual ele escolherá o novo relator para o processo.

Em outubro, deputados do PSOL e da Rede acionaram o conselho para que apure se Cunha quebrou o decoro parlamentar por supostamente mentir à CPI da Petrobras quando disse que não tem contas na Suíça – suspeito de envolvimento no esquema de corrupção que atuou na Petrobras e é investigado na Operação Lava Jato, Eduardo Cunha disse posteriormente em entrevista ao G1 e à TV Globo que tem "usufruto" de contas no país europeu.

Enquanto ocorria a sessão do conselho desta quarta, Araújo comunicou que a Mesa Diretora da Câmara havia ordenado a substituição de Pinato. Segundo o presidente do Conselho de Ética, a decisão foi assinada pelo vice-presidente da Câmara, deputado Waldir Maranhão (PP-MA).

No entanto, integrantes da Mesa Diretora disseram que não foram consultados da decisão de afastar o relator. De acordo com o primeiro-secretário da Casa, Beto Mansur (PRB-SP), a decisão foi monocrática do vice-presidente da Câmara.

A decisão de Waldir Maranhão de substituir o relator do caso Cunha no Conselho de Ética ocorreu após ele analisar uma questão de ordem apresentada pelo deputado Manoel Júnior (PMDB-PB), um dos aliados mais próximos de Eduardo Cunha. O parlamentar da Paraíba argumentou que Fausto Pinato integra partido que fazia parte do bloco partidário também composto pelo PMDB.

Em substituição a Pinato, o presidente do Conselho de Ética chegou a escolher o deputado Zé Geraldo (PT-PA), que também havia sido sorteado ao lado do deputado Vinícius Gurgel (PR-AP). No entanto, aliados de Cunha alegaram que escolha só poderia ser feita a partir de uma lista com três nomes, ele decidiu fazer novo sorteio. Pelo regimento, cabe ao presidente do conselho a escolha final.

Araújo informou que o sorteio é uma medida administrativa e não precisa ser feito durante a reunião do colegiado. Ele disse ainda que, em seguida, pretende fazer a escolha a partir da lista tríplice e apresentar o nome na próxima sessão do colegiado, convocada para a manhã desta quinta-feira (10).
G1 - Após Pinato ser destituído, conselho adia sessão para sortear novo relator - notícias em Política





Comentários

Questão