Reinaldo

Demorô! STF proíbe ocultação de doações aprovada em minirreforma eleitoral - Questão Brasil

Tudo relacionado a política no Brasil é muito nebuloso, nada é feito as claras e tudo é escondido ao máximo. A minirreforma eleitoral feita pelos próprios políticos é uma comédia sem graça e enquanto a população não conscientizar que só ela pode promover a verdadeira mudança através do voto, não vamos a lugar nenhum.

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (12) derrubar uma regra da minirreforma eleitoral aprovada neste ano que impedia identificar os doadores das campanhas de cada candidato. Os ministros entenderam que a norma contraria a transparência na disputa eleitoral, compromete a fiscalização das contas e dificulta a escolha de candidatos pelo eleitor.

A nova lei permite a doação de pessoas físicas a partidos, mas um trecho permite que os valores repassados pelas siglas aos candidatos fossem declarados somente como doação das próprias legendas. Sem a “individualização dos doadores", o eleitor não teria como saber quem financiou o candidato. Na prática, a nova lei invalidou uma resolução aprovada no ano passado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que exigia a identificação da origem da doação repassada pelo partido ao candidato.
G1 - STF proíbe ocultação de doações aprovada em minirreforma eleitoral - notícias em Política


Comentários

Questão