Reinaldo

iPhone vai indicar caminho: Deve ganhar recurso de localização dentro de prédios via @Reinaldo_Cruz

Apple Maps, aplicativo do iPhone 5A Apple acaba de adquirir a WifiSLAM, empresa especializada em localização em ambientes fechados. Sua tecnologia deve ser incorporada ao iPhone. Vai ser usada por apps que poderão, por exemplo, indicar o caminho até uma loja dentro de um shopping ou até uma sala de embarque no aeroporto.
O iPhone poderá indicar o caminho até uma loja num shopping ou até uma sala de embarque num aeroporto, por exemplo.
Segundo o Wall Street Journal, a Apple pagou 20 milhões de dólares pela WifiSLAM. O valor não foi divulgado oficialmente, mas a Apple confirmou que havia feito a aquisição. A empresa foi fundada por três ex-alunos da universidade de Stanford, na Califórnia, e um engenheiro de software que trabalhou no Google.

Um estudo da ABI Research aponta que o mercado mundial de localização em ambientes fechados deve decolar neste ano. A previsão é que movimente 5 bilhões de dólares em 2018. "Esperamos ver muitas aquisições e parcerias em 2013, à medida que as grandes empresas se movimentam nessa área", diz Patrick Connolly, analista sênios da ABI, num comunicado da empresa.

Uma descrição no site AngelList, onde startups podem se registrar para captar investimentos, diz que a tecnologia da WifiSLAM permite determinar a localização de um smartphone com erro inferior a 2,5 metros. Ela usa o sinal dos pontos de acesso Wi-Fi para isso, já que os sinais de GPS não chegam a lugares fechados.

O sistema mede a intensidade dos sinais do Wi-Fi e estima a posição usando uma técnica de triangulação. Naturalmente, isso só se torna útil em conjunto com mapas do interior dos edifícios. “As aplicações incluem navegação indoor passo a passo, engajamento de clientes no varejo e redes sociais baseadas em localização”, diz a descrição no AngelList.

A Apple, é claro, não está sozinha nisso. Aliás, ela está atrasada. Várias startups têm surgido para desenvolver sistemas de localização em locais fechados. E o Google já mapeou o interior de edifícios em alguns países. O recurso de navegação indoor do Google Maps ainda está em fase de testes beta, mas já funciona em smartphones com Android. Veja, abaixo, um vídeo (em inglês), do Google, sobre esse tema:

Comentários

Questão