Reinaldo

Idosos são os que mais morrem por causa de dengue em GO, diz estudo



Das 81 vítimas fatais da doença no estado, 36 tinham 60 anos ou mais. Causas podem ser sistema imunológico frágil e remédios para outras doenças


Levantamento feito pela Secretaria de Saúde do Estado de Goiás (SES-GO) aponta que pessoas com 60 anos ou mais foram as que mais morreram por causa da dengue em Goiás. Segundo o estudo, das 81 pessoas que foram vítimas da doença, 36 eram idosas.

Os dados informaram ainda que 25 pessoas tinham entre 40 e 59 anos, e outras 15 tinham entre 20 e 39 anos. Quatro pessoas que tinham entre 10 e 19 também morreram por causa da doença e uma das vítimas tinha entre 1 e 4 anos de idade.

Segundo a médica infectologista Christiane Kobal, os idosos são mais vulneráveis à doença. “Primeiro pela própria idade, porque já estão com o sistema imunológico mais frágil. Segundo, pelas doenças de base que, por ventura, o idoso tenha. E medicamentos que ele possa estar usando que podem favorecer hemorragias, por exemplo”, afirmou.

A médica alertou aos idosos que sentirem sintomas da doença que procurem atendimento médico o quanto antes. “Se tiver um quadro febril que acha que pode ser dengue ele [idoso] deve se dirigir ao serviço médico mais próximo, ser consultado por um médico e seguir rigorosamente o que o médico prescrever”, aconselhou.

Comentários

Questão