Reinaldo

Pela 3ª vez seguida Copom eleva taxa de juros - 12,25% é o maior valor desde julho de 2011

O Copom (Comitê de Política Monetária) do BC (Banco Central) decidiu elevar pela terceira vez consecutiva a taxa básica de juros. O aumento, de 0,5 ponto percentual, fez a Selic saltar de 11,75% para 12,25% ao ano.

Com a alta, divulgada nesta quarta-feira (21) após a primeira reunião do comitê no ano, os juros básicos avançaram ao maior valor desde julho de 2011, quando a taxa subiu para 12,5%.

Quando o Copom aumenta a Selic, o objetivo é conter a inflação, já que os juros mais altos encarecem o crédito, diminuem a disposição para gastar do consumidor e estimulam a poupança.

A decisão a favor do aumento foi unânime. Votaram Alexandre Antonio Tombini (Presidente), Aldo Luiz Mendes, Altamir Lopes, Anthero de Moraes Meirelles, Carlos Hamilton Vasconcelos Araújo, Luiz Awazu Pereira da Silva, Luiz Edson Feltrim e Sidnei Corrêa Marques.

De acordo com o diretor-executivo de Estudos e Pesquisas Econômicas da Anefac, Miguel José Ribeiro de Oliveira, a nova taxa de juros terá pouco impacto no valor das operações de crédito.
Taxa básica de juros sobe pela 3ª vez seguida e atinge maior valor desde julho de 2011 - Notícias - R7 Economia

Comentários

Questão