Reinaldo

Após manifestações Câmara aprova criação de três órgãos no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

Agência Brasil

A Câmara dos Deputados aprovou nesta sexta-feira (28) a criação de três órgãos na estrutura do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI): o Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste, o Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal e o Instituto Nacional de Água. O Projeto de Lei 7437/10 foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania em caráter conclusivo. Agora, o projeto será encaminhada ao Senado Federal.

Segundo a Agência Câmara, também foram criados 83 cargos comissionados. Eles deverão atender, além das unidades de pesquisa criadas pelo texto, ao Instituto Nacional do Semiárido, ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e ao Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal.

O Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste fará ações para o desenvolvimento econômico e social da região. O centro deve identificar as oportunidades e as necessidades locais, regionais e nacionais e incentivar pesquisas na área.

O Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal deverá integrar e articular as ações já em andamento na região, além de propiciar o desenvolvimento de modelos e bancos de dados sobre o biossistema.

O Instituto Nacional de Águas deve implementar ações inovadoras na área de meio ambiente, com foco na preservação. Além de estimular o conhecimento em novas tecnologias e na utilização racional dos recursos hídricos.

Outra medida que está na proposta é que o Museu de Biologia Professor Mello Leitão do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) passe a se chamar Instituto Nacional da Mata Atlântica e passe a integrar o MCTI. O museu fica em Santa Teresa, no Espírito Santo, e foi fundado em 1949 pelo naturalista Augusto Ruschi (1915-1986) – agraciado em 1994 pelo Congresso com o título de Patrono da Ecologia do Brasil.
Leia mais: Jornal do Comércio - Câmara aprova criação de três órgãos no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

Comentários

Questão